Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Palestra Ministrada na 2ª Mostra Lúdico-Narrativa



            Após um bom período sem postar nada, por um problema no pulso, que está dificultando minha digitação, hoje trago para vocês os vídeos da palestra ministrada por mim na Segunda Mostra Lúdico-Narrativa, que foi realizada no IFRN, organizada pelo pessoal do blog cavaleiros das noites insones! Muito obrigado pelo convite!
            Espero esse ano ainda conseguir postar mais alguma coisa! Então vamos aos vídeos!

Parte I

Parte II

Parte III

sábado, 1 de dezembro de 2012

PALESTRAS - MOSTRA LÚDICO-NARRATIVA 2012




As últimas semanas estão bastantes corridas, por isso a falta de postagem nova, pois estou terminando de preparar algo para vocês, enquanto isso, como nem tudo nessa vida se cria, algumas coisas são copiadas, esse post é justamente uma copia do que está no site dos www.cavaleirosdasnoitesinsones.com.br do meu amigo Fernando Fenrir e venho por essa cópia divulgar o evento, que acontece no IFRN – Campus Central, de 05 a 08 de dezembro, onde estarei palestrando no dia 05 as 19h sobre o RPG e o acordo ficcional, tem também dos bons e velhos amigos de jogos Franciolli e Tendson, além a do Daniel. Abaixo a postagem na integra do site:

ATENÇÃO PESSOAL! Inscrições abertas para as palestras:


Acessem o site, entre no campo INSCRIÇÕES, e no local ATIVIDADES escolham a Diretoria DIRETORIA DE EXTENSÃO e a Categoria PALESTRAS. Procurem pelas palestras abaixo e se inscrevam!

PS: os horários são os que estão NESSE ARQUIVO. Por um erro do sistema, alguns horários ficaram meio desconexos (como os que começam e terminam as 18h...).

 Palestra: RPG E O ACORDO FICCIONAL
Palestrante: Matheus Medeiros, Licenciado em Pedagogia pela UFRN.
Resumo: Quando assistimos a um filme, jogamos video-games ou RPG, sentimos como se estivéssemos lá, aceitando tudo como se fosse realidade! Mas qual o verdadeiro motivo de sentirmos isso? O acordo ficcional está presente em qualquer tipo de atividade que praticamos, que esteja envolto de ficção.
Palavras-chave: Literatura, Nacional, Contar Histórias, Abstração, Imaginação.
Duração: 1h
Público-alvo: Estudantes de licenciaturas, Professores, RPGistas, Amantes de cinema e livros.
Data e Hora: 05/12/12 (Quarta) as 19h00.

Palestra: O SISTEMA FAZ DIFERENÇA?
Palestrante: Franciolli Araújo, Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pelo IFRN.
Resumo: Os sistemas de RPG nos permitem contar histórias fantásticas, onde os personagens dos jogadores são os protagonistas, mas nem sempre o sistema que mais gostamos, consegue adaptar-se ao tipo de história que queremos contar. Será que o sistema realmente importa ou conseguimos narrar qualquer tipo de história com o nosso sistema favorito?
Palavras-chave: Sistema de RPG, RPG, Design de RPG.
Duração: 1h
Público-alvo: jogadores de RPG (novatos e veteranos), publico intessado em conhecer.
Data e Hora: 06/12/12 (Quinta) as 18h00.

Palestra: NACIONAL DEPRECIADO - A PRFERÊNCIA PELO EXTERNO NA LITERATURA E RPG.
Palestrante: Daniel Cavalcante, Mestre em História pela UFRN.
Resumo: A palestra tem como proposito debater um tema sempre em questão. a preferência dada a materiais que vem de uma fonte externa do país, geralmente baseado em afirmações preconceituosas de que a cultura advinda de outras terras é mais bem trabalhada que a nacional. Desta forma, a intenção é realizar uma avaliação sobre a produção fantástica e rpgistíca nacional em comparação com a externa, buscando levar em consideração e levantar questões sobre o porque dessa predileção pelo externo; bem como, realizar um debate sobre as dificuldades que se apresentam aos produtores desse tipo de material em território nacional.
Palavras-chave: Literatura Nacional, Literatura Estrangeira, RPG
Duração: 1h
Público-Alvo: jovem em geral; interessados em literatura e RPG; escritores.
Data e Hora: 07/12/12 (Sexta) as 17h.

Palestra: BOARDGAMES - PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA EDUCAÇÃO.
Palestrante: Tendson Silva, Técnico Judiciário e Colecionador Veterano de Boardgames.
Resumo: Um olhar moderno e atual sobre as ferramentas lúdicas dos boardgames que foram, estão e serão usadas na educação, como formentador de mentes criativas, analíticas e sociáveis.
Palavras-chave: Boardgame, Ensino, Lúdico, Imaginação.
Duração: 1h
Público-alvo: Alunos, Gerentes/Administradores de instituições de ensino, Historiadores, Analistas de Sistemas, e gamers em geral.
Data e Hora: 07/12/12 (Sexta) as 18h.

sábado, 17 de novembro de 2012

A Tecnologia de Westeros



Exemplo de roupas em Westeros
           
            A tecnologia de Westeros se apresenta relativamente estática nas últimas centenas de anos. A magia existente era extremamente poderosa e usada para se criar os objetos, instrumentos e forjar das armas e armaduras, como também para a construção de grandes obras arquitetônicas.
            Observando se bem, o mundo de Westeros é bastante familiar com o nosso mundo na época da idade média (tirando a magia né!), durante os séculos 13 e 15, sem evidência de materiais explosivos. Com isso, a tecnologia é bastante peculiar e para deixar mais claro, irei relacionar algumas delas logo abaixo:


  • Vidros de diferentes qualidade, vidros de chumbo (nem sabia que existia isso!), vidros coloridos, vidros para as lentes do telescópios, também chamado de Olhos distantes.
  • Espelhos criados a partir de prata batido.
  • Mapas estelares.
  • Roupas feitas de algodão, linho, lã e seda, como também, vestidos elaborados com rendas e enfeites de pedras preciosas finas, são vestimentas presente entras as senhoras nobres.
  • Corante de várias cores, que podem ser usados para colorir metal.
  • Galés com dois mastros equipados com até 60 remos, barcos de guerra com até 400 remos.
   
Galé com dois mastros



  • Braseiros de ferro para queima de carvão.
  • Lanternas de óleo existem e são usadas com bastante frequência.
  • Correntes forjadas em bronze, cobre, chumbo, ferro, aço, estanho, ouro e outros tipos de metais.
  • Armas de cerco, como catapultas, trabucos (é uma arma de cerco que serve para atirar projéteis por cima de muros ou derruba-los) entre outras, algumas são montadas em navios de guerras outras por serem grandes demais são fixas em locais específicos das cidades.
  • Armaduras finas, que são trabalhadas com elmos bastantes elaborados e que possuem os brasões de heráldica das famílias.
  • Arcos longos e bestas pesadas são armas comuns.
  • Os selvagens do norte ou os clãs da montanha da lua, possuem pouca tecnologia, onde no geral a maioria de suas ferramentas são achadas ou construídas de forma muito primitiva e mal feita.
  • Os reinos do leste (não a região leste de Westeros) possuem dispositivos maravilhosos e avançados, embora tribos bárbaras como os Dothraki façam pouco uso delas.
  • Corvos são treinados para levar correspondências por toda a extensão de Westeros.
 
Mais exemplo das roupas e o visual do cenário

Espadas dos soldade Lanister

Armaduras

Complete a armadura anterior!