Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 17 de novembro de 2012

A Tecnologia de Westeros



Exemplo de roupas em Westeros
           
            A tecnologia de Westeros se apresenta relativamente estática nas últimas centenas de anos. A magia existente era extremamente poderosa e usada para se criar os objetos, instrumentos e forjar das armas e armaduras, como também para a construção de grandes obras arquitetônicas.
            Observando se bem, o mundo de Westeros é bastante familiar com o nosso mundo na época da idade média (tirando a magia né!), durante os séculos 13 e 15, sem evidência de materiais explosivos. Com isso, a tecnologia é bastante peculiar e para deixar mais claro, irei relacionar algumas delas logo abaixo:


  • Vidros de diferentes qualidade, vidros de chumbo (nem sabia que existia isso!), vidros coloridos, vidros para as lentes do telescópios, também chamado de Olhos distantes.
  • Espelhos criados a partir de prata batido.
  • Mapas estelares.
  • Roupas feitas de algodão, linho, lã e seda, como também, vestidos elaborados com rendas e enfeites de pedras preciosas finas, são vestimentas presente entras as senhoras nobres.
  • Corante de várias cores, que podem ser usados para colorir metal.
  • Galés com dois mastros equipados com até 60 remos, barcos de guerra com até 400 remos.
   
Galé com dois mastros



  • Braseiros de ferro para queima de carvão.
  • Lanternas de óleo existem e são usadas com bastante frequência.
  • Correntes forjadas em bronze, cobre, chumbo, ferro, aço, estanho, ouro e outros tipos de metais.
  • Armas de cerco, como catapultas, trabucos (é uma arma de cerco que serve para atirar projéteis por cima de muros ou derruba-los) entre outras, algumas são montadas em navios de guerras outras por serem grandes demais são fixas em locais específicos das cidades.
  • Armaduras finas, que são trabalhadas com elmos bastantes elaborados e que possuem os brasões de heráldica das famílias.
  • Arcos longos e bestas pesadas são armas comuns.
  • Os selvagens do norte ou os clãs da montanha da lua, possuem pouca tecnologia, onde no geral a maioria de suas ferramentas são achadas ou construídas de forma muito primitiva e mal feita.
  • Os reinos do leste (não a região leste de Westeros) possuem dispositivos maravilhosos e avançados, embora tribos bárbaras como os Dothraki façam pouco uso delas.
  • Corvos são treinados para levar correspondências por toda a extensão de Westeros.
 
Mais exemplo das roupas e o visual do cenário

Espadas dos soldade Lanister

Armaduras

Complete a armadura anterior!




sábado, 10 de novembro de 2012

Raças DnD Next - Halflings



Prontos para a aventura!


            Os halflings são uma raça, bastante confundida com outra pelo sucesso de uma série de livros que virou filme (alguém não sabe do que estou falando?), porém não é a mesma raça, os hobbits são uma raça criada pelo próprio Tolkien. Esclarecimentos feitos então vamos ao que interessa!
            Eles são criaturas pequenas em um mundo de criaturas enormes, pelo menos para eles, são pacíficos que no geral em comunidades agrícolas, outros preferem forma grupos nômades que saem a procura de novos horizonte, buscando conhecer as maravilhas de novas terras e pessoas. Como seres curiosos, são criaturas amáveis, acolhedoras em seus vilarejos e alegres, apreciam bastante o laço familiar, amizades e o conforto; no geral, gostam de coisas simples, apesar de alguns terem sonhos com ouro e gloria. Para que um se aventure, é necessário motivos como o seu vilarejo em perigo, amigos precisando de ajuda ou simplesmente curiosidade.
            Hafling são criaturas que medem cerca de 90cm, com peso entre 20kg e 25kg, sendo criaturas robustas para o tamanho, possuem a pele corada e cabelos marrons ou marrons arenosos (bem, não faço ideia dessa cor, qual o hexadecimal dela?) ondulados, seus olhos também são de cor marrom ou avelã, os homens da raça possuem longas costeletas, barba não é comum se ver e bigodes chegam a ser imperceptíveis, ele chegam a idade adulta com 20 anos.
Um bom passeio de barco para se aventurar!
             Como raça amigável, tentam se dar bem com todas as outras raças, mesmo assim, não que dizer que considerem todos amigos, no geral consideram amigos verdadeiros apenas os de sua própria raça; porém quando fazem amigos sem ser de sua espécie, são extremamente leais, mostrando ferocidade quando esse amigo está em perigo.
            Vivem no geral em comunidades pacificas, com grandes fazendas e bosques, nunca construíram um reino próprio, nem reconhecem qualquer tipo de nobreza dos de sua espécie, procurando sempre os anciões de sua família em busca de orientação, essa base construída em cima da família ajudou os halflings a mantes suas tradições por milhares de anos, independente do que estivesse ocorrendo no reino.
            Criaturas que querem se dar bem com todos, possuem no geral alinhamento leal e bom, não gostando de ver os outros sofrerem ou passar por opressão, mantendo sempre um forte as suas tradições, assim como os velhos hábitos e conforto. A divindade dos Halflings é Yondalla O Abençoado, o protetor dos halflings, a língua usada por ele é um idioma próprio.
            Como dito anteriormente, eles se aventuram mais com propósitos de proteger a comunidade, família e amigos, porém em uma batalha, por seu tamanho reduzido, usam mais de astúcia e furtividade do que força bruta ou mágia.
Características dos Halflings
Tamanho: Pequeno, o que o impedem de usar armas pesadas;
Velocidade de deslocamento: 7,50m;
Treinamento em armas halflings: quando você ataca usando adaga, espada curta ou sling, a que seja proficiente, o dano causado passa para o dado seguinte;
Sorte: quando é realizado um teste ataque, resistência ou cheque, se cair um resultado que não goste, pode rolar novamente e escolher o melhor resultado;
Agilidade Halfling: você pode se desloca em ambiente hostil, com criaturas maiores;
Idioma: pode falar, ler e escrever comum e halfling;
Sub-raças: pés leves(lightfoot) e robustos (stout)     
Detalhes de um Halfling!
             Assim como as outras raças vistas até agora, os halflings apresentam diferenças entre si, sendo os lightfoot, a raça mais comum nos cenários de D&D, eles são mais propensos a serem nômades e vivem com mais frequência entre as outra raças, na construção do personagem, ganha mais um em destreza e tem a habilidade de se esconder quando obscurecido pela sombra de qualquer criatura que seja pelo menos um nível de tamanho acima do seu. Já os stouts, vivem mais em suas comunidades, não sentindo o desejo de explorar o mundo como os lightfoot, ganha um ponto em carisma e pode tomar uma ação para acabar com o efeito medo, quando está sob o mesmo.
Seu fiel companheiro!
Aventureira pronta!



           







       




       

         É isso ai pessoal, em breve estarei com uma postagem para vocês, espero que estejam gostando!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Leis e Costumes em Westeros



Castelos e brazão das familias

Para mudar um pouco das postagens de D&D, hoje estou trazendo algumas coisas sobre As Crônicas de Gelo e Fogo, depois voltarei com as postagens sobre D&D Next.
Muitos narradores tendem a procurar adaptar cenários de filmes, livros e seriados que assistirão para suas campanhas, com o cenário do seriado Game of Thrones, produzido pela HBO não é diferente, para isso estou trazendo algumas informações presentes no RPG oficial das Crônicas de Gelo e Fogo (esse é o verdadeiro nome da série!), para vocês, ficando mais fácil o trabalho de adaptação para o seu sistema preferido.
O reino de Westeros, como qualquer outro possui leis e costumes específicos, muitos deles vem de milhares anos, outro vem da época da conquista de Aegon O Conquistador, pertencente a família Targaryen, conquista essa que ocorreu a 300 anos, então vamos as leis e aos costumes que é melhor.

Cavaleiros da guarda real!
  • Acredita-se que a autoridade do rei, venha dos deuses que seguem, sejam os novos ou os velhos;
  • Os nobres têm mais direitos e responsabilidade que os plebeus. A nobreza nasce para esse status.
  •  As casas de maior status têm mais direitos e poderes que as de menor status.
  • Os homens têm mais direitos que as mulheres, exceto em Dorne onde o fator determinante dos direitos é a idade.
  • Os filhos dos nobres, herdam os mesmos direitos dos seus pais com exceção os que nascem fora do casamento.
  • A herança sempre fica para o filho mais velho, sendo passado para o seguinte em ordem de nascimento, as filhas não tem precedência na herança, a não ser que não tenha filhos para herdar.
  • Filhos bastardos podem ser reconhecidos pelos pais, podem até ter acesso a herança em situações incomuns, mas sempre perdendo o direito perante um filho legitimo.
  • O senhor é a autoridade principal na região e responsável por aplicar a justiça do rei, assim como ouvir os plebeus e manter a paz na região, aplicando julgamentos e punições, sempre me nome do rei.
  • As punições podem incluir mutilações, morte, tirar as terras e títulos ou como forma alternativa, dependendo do crime, vestir o negro. Ao vestir o negro, o criminoso tem todos os seu crimes e pecados perdoados ao fazer juramento a Patrulha da Noite, abdicando assim de todos os seus direitos a terras da sua herança e o de se casar, servindo apenas a Patrulha da Noite.
  • De acordo com a tradição dos Primeiros Homens, quem dá a sentença deve olhar nos olhos e ouvir as palavras finais do acusado, sendo culpado, o próprio senhor deve balançar a espada que executa a sentença, uma tradição ainda mantida no norte, porém no sul, muitos senhores utilizam-se de carrascos. 
  • Os senhores podem prender, julgar e executar criminosos por sua própria iniciativa, pois podem realizar em nome da justiça do rei, os cavaleiros podem fazer a justiça, porém diferentemente dos senhores, não podem prender, julgar e executar por vontade própria.
  • Ladrões tem uma das mãos amputadas, estupradores são castrados e flagelações são distribuídas para outros pequenos delitos.
  • As formas de execuções mais comuns são a forca, machados ou espadas, porém os senhores mais cruéis preferem as “Gaiola dos Corvos”, que é uma gaiola grande o suficiente para apenas um homem, onde o mesmo fica preso sem água ou comida até a morte, o nome vem da quantidade de corvos que fica beliscando o criminoso pela grade.
  • O rei pode perdoar qualquer criminoso se desejar.
  • Um lorde que cometer um crime pode solicitar um julgamento por combate, pode escolher ser ouvido pelo senhor, onde vários lordes ouvem a defesa do lorde e se manifestam sobre o assunto.
 
Imagens de um combate no seriado!
 
  • Outra tradição dos Primeiros Homens é que, o hospede que come a mesa do anfitrião está protegido de qualquer mal em sua casa, se o hospede não confia no seu anfitrião pode pedir pão e sal ao chegar imediatamente. Dizem que os que não cumprem essa tradição, são amaldiçoados pelos deuses.      
  • O casamento é realizado a chegar a idade adulta, apesar que pode ser realizado antes disso, pois não há lei que proíba. As vezes jovens são obrigados a se casar antes da idade adulta, por questões politicas e de herança, principalmente quando a mesma está em risco. Porém ninguém irá dormir com uma jovem antes de seu primeiro “sangue de lua”, pois é visto como perverso e profano.
  • Os que seguem os sete, casam-se diante de um septão enquanto os que seguem os antigos, fazem votos diante de um represeiro.
 
Árvore repeseiro, representa os deuses antigos!
  • Ninguém é obrigado a casar, se recusar se a dizer os votos, porém as pressões familiares e o uso da força seja usado geralmente (alguém tem dúvida disso?).
  • Os votos do casamento podem ser quebrados, principalmente se o mesmo não houver sido consumado.
  • Os bastardos são vistos com desconfiança, existindo a crença de que não farão nada de bom. Os bastardos de nobres de cada região de Westeros recebem um sobrenome especifico. Em uma próxima postagem, trarei os nomes de bastados.   





O golpe para tomar o reino. Baratheon vs Targaryen