Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Onde será a aventura?


               Nós RPGista, somos fortemente influenciados por filmes, seriados e livros; muitos desses que servem de referência para nossas aventuras, sejam elas de fantasia medieval, futurista ou plano alternatico, porém, muitas se passam em países que muitos de nós, nunca fomos neles e mesmo assim, tendemos a passar nossas aventuras neles, pois com o advento da internet e ferramentas como o Google Maps, fica fácil conseguir mapas e referências para as mesmas.
            A não ser que a aventura seja de Fantasia Medieval ou em um local ficticio, feito por nós, por que não fazermos em nossa cidade, pois a meu ver, campanhas em países que não conhecemos perfeitamente, soa meio vazia, pois os jogadores só irão a lugares em que viram no filme, ou leram no livro ou as suas açõe serão do tipo, vou a tal lugar (boate, supermercado, loja de carros e por ai vai, vocês sabem do que estou falando); a não ser que os jogadores e o narrador tenha lido suplementos que especificam uma região (se isso tenha realmente acontecido), como é o caso do livro  A Cidade dos Amaldiçoados Nova Orleans  para Vampiro o Requiem, que detalha a região de Nova Orleans além de ideias para aventuras. Mas vamos pensar na situação em que a aventura foi inspirada em um filme, o narrador preparou toda a aventura, planejou os encontros e tudo conforme manda o figurino, porém o jogador vai procurar algo que ele não pensou (sempre acontece isso), como irá descrever o local?
            Pensando nisso, veio-me a mente uma questão importante (pelo menos para mim), por que não passar as aventuras no estado ou cidade em que vivemos? Certo, nosso país tem apenas quinhentos e doze anos de existência, não daria para uma aventura na idade média, mas ai seria outra questão, porém uma campanha que se passe atualmente daria para se passar perfeitamente. Mas o que me leva a acreditar dos motivos de as aventuras não se passarem em nossa cidade ou região é o seguinte, Será que conhecemos realmente o nosso país, ou melhor, o nosso estado ou nossa cidade? Ao questionar a pessoas que conheço, sobre o que elas sabem de pontos históricos da cidade do Natal, muitas não sabem nada ou pouquíssima coisa, nem sequer procuram saber, uma vez que não se é dada a devida importancia a mesma. Quantos de vocês lembram de terem estudado a história do RN na escola, a não ser de forma bem superficial e rápida, para poder começar a história do Brasil.
            Pensando nisso, começarei a postar um pouco dos principais pontos históricos de Natal e um pouco da história do RN, para que assim, quem sabe possamos passar aventuras em um local onde estamos mais familiarizados! Para ajudar ao pessoal a procurar saber um pouco da história do RN, antes de eu está colocando por aqui, que tal um link para baixar um livro com a história do RN: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download (Agradecimento ao amigo Franciolli pela indicação do mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário