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segunda-feira, 22 de maio de 2017

VAMOS FAZER UM ACORDO!



           Quem nunca assistiu a um bom filme não sabe a emoção de escapar de uma explosão a poucos segundos ou a emoção de capturar o vilão que atrapalha nossas vidas. A premissa vale também para os grandes livros de ficção que lemos, onde ao lermos sentimos emoções profundas como se algo estivesse acontecendo conosco.
            Bem esse fato, acontece pois quando vamos ler algo ou assistir, realizamos um acordo silencioso, entre nós e o meio que vamos fazer uso, seja ele livro ou filme, esse acordo é chamado de acordo ficcional ou pacto ficciona e ele nada mais é que uma forma de aceitarmos o que está acontecendo tomando como verdade, ou como encontrado no site glossário Ceale:
            O pacto ficcional é um tipo de relação que se estabelece entre o leitor e o texto, é uma das formas do pacto de leitura. O adjetivo “ficcional” vem do substantivo “ficção”, que significa invenção, fantasia, imaginação. Em teoria da literatura, dizemos que um texto é ficcional ou fictício quando há nele uma suspensão de comprovação histórica dos fatos narrados. É preciso ressaltar, entretanto, que os limites entre o ficcional e o histórico não são tão precisos quanto pode parecer à primeira vista. Uma obra pode ser ficcional e basear-se em fatos históricos ou em personagens que realmente existiram. (http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/pacto-ficcional acessado em 22/05/2017)
            
         Trazendo agora para o universo RPGistico, também existe o acordo ou pacto ficcional, uma vez que ao criarmos o personagem ficcionais, que muitas vezes fazem parte de raças que não existem, mundos imaginários de fantasia medieval ou sci-fi, entramos em um acordo ficcional. Quando não aceitamos esse acordo, a aventura perde o interesse e acabamos nos afastando da aventura ou ela perdendo a graça.

Dragões existem ou não!? Depende do seu acordo na leitura!

            Quando falamos no acordo, como foi dito anteriormente, não é algo que o narrador irá perguntar se você aceita o acordo/pacto para poder jogar a aventura, é algo que está feito no silêncio a partir do momento que você aceita jogar e faz seu personagem.

REFERÊNCIA:

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