Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Procurando uma criatura


Alguém conhece essa criatura?

        
        Quando um grupo de aventureiros (entenda-se jogadores) se reuni, para entrar em uma aventura, eles buscam várias coisas, entre algumas dessas coisas estão ouro, glória, ponto de experiências ao derrotar as criaturas que aparecem (se for algum Orc, ai eles vão para cima) ou simplesmente sobreviver, dependendo de como for a aventura.
          Quem faz o papel de planejar a aventura para eles é o narrador, ele pensa no enredo, na ambientação, em todos os desafios que serão enfrentados, entre eles estão as criaturas a serem encontradas e para ajudar na escolha delas, existem suplementos que a catalogam, dependendo do sistema, facilitando assim o trabalho; porém muitas vezes o grupo é antigo e conhecem cada criatura existente no compêndio de monstros utilizados, seja o livro um, dois, três e qual que seja o número, como os existentes em D&D, eles conhecem e sabem se podem enfrentar ou não (pois usam de anti-jogo mesmo!).
Livros dos Mosntros da 3ª Edição de D&D

            Pensando nisso, como podemos resolver esse problema e colocarmos criaturas que eles não conheçam e os deixem intrigados com o desafio? Recentemente, quando estava preparando uma aventura para meu grupo, que era algo investigativo sobrenatural, onde tinham que descobrir o que estava acontecendo na cidade, misturando vários elementos de jogos e filmes de horror que havia visto, pensei em como colocar as criaturas de forma que eles não a reconhecessem de imediato, para poder ficar mais interessante, então mesclei algumas e deu um resultado bizarro e interessante o suficiente para melhorar o clima na aventura. Assim, podemos pegar várias criaturas e tentar realizar uma mescla delas, para ver o resultado.
            Sabemos também, que existem narradores que tem uma ótima criatividade e talento artístico, podendo assim ilustrar as criaturas que vierem na sua mente, para dar aquele sabor de descoberta nos jogadores, outros não a possuem. Na era da informática onde, praticamente todos, tem acesso a internet, seja por meio de computadores, tablets, smartphones ou qualquer outro meio, podemos facilmente realizar uma pesquisa no nosso amigo Google.
Como você chamaria essa criatura? Além de mosca, claro!

            Mas o que tem haver o Google, com a criação de criaturas, se lá posso encontrar criaturas já utilizadas em RPGs! Então vamos lá, estava eu meio nostálgico esses dias, procurando a respeito de uma revista que colecionava quando criança, a revista Mini Monstros, que tratava exclusivamente de insetos em seus mais variados tipos, possuía muitas imagens microscópicas, onde era possível se visualizar detalhes deles; então me veio a ideia de usa-los como criaturas, pois a forma como vemos e como realmente são é totalmente diferentes, para que dúvidas, basta ver algumas imagens ao fim da postagem, além de existir seres que não vemos e que tem aspectos muito peculiares, no caso, animais que vivem nas águas mais profundas ou em regiões pouco habitadas, o que nos fornece imagens espetaculares e de bom uso em nossas aventuras.
               Se você folhear o livros dos monstros prestando atenção nelas, verá que, muitas criaturas existentes, são de certa forma inspiradas em insetos ou misturas de criaturas. Então cabe ao narrador usar de sua criatividade na preparação da aventura e criar suas estatísticas e por em ação as novas criaturas. Sim, antes que me perguntem, não sei que criaturas são essas!










2 comentários:

  1. Olá!
    Acabei de conhecer seu site e estou muito curioso para ler todas os artigos. Estou adentrando a área de educação e desde a graduação me interesso bastante pela relação dos RPGs com o ensino de história. Aos poucos vou lendo e me inteirando de sua produção e aprender bastante.
    Parabéns pelo blog, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Estive um pouco afastado recentemente, por está estudando para o mestrado entre outras coisas! Mas em breve estarei postando com a frequência que gostaria! Justamente, para contribuir com as pessoas que tem interesse e possam desenvolver trabalhos interessantes para a aplicação do RPG na educação, que é algo que tem que ser repensado!

      Excluir