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sábado, 18 de agosto de 2012

CONTAR HISTÓRIAS!



O ser humano, antes do surgimento da escrita, o conhecimento era transmitido por meio da oralidade, contando histórias que eram passadas de geração em geração para ensinar determinados conhecimentos e valores para a população da região. Havia sempre uma pessoa responsável por essa função, que geralmente eram os anciões da vila, onde todos se reuniam ao se redor para ouvirem as histórias. Mesmo depois do surgimento da escrita, os contadores de histórias, os bardos como queiram chamar, continuaram a ter importância, uma vez que o domínio da leitura não era de todos e sim de uma minoria dominante.
            Hoje em dia, com o surgimento da escrita, avanços tecnológicos e domínio da leitura por muitos, a transmissão do conhecimento é feita, quase que exclusivamente por livros, meios eletrônicos entre outros que tenha presente a escrita, afinal de contas ela surgiu para como forma de transmitir melhor as informações; porém muitas vezes buscamos uma forma de estimular o imaginário das pessoas, e a contação de história é uma delas, um dos locais que podemos fazer isso é na escola e nos grupos de RPG.
Diferentemente da escola, onde você apenas ouve a contação, no RPG você vivência a história definindo o seu rumo. Para que se tenha uma história é importante abordarmos alguns pontos que são extremamente importantes para o professor que quer contar histórias para seus alunos, assim como narrador que quer prender a atenção dos seus jogadores.


            Como a uma aula, o professor tem que preparar com antecedência ao pensar em contar uma história para seus alunos, pois pode ser pego desprevenido por eles, como suas perguntas desconcertantes, ou pela história que irá contar, pois se selecionar o livro na hora da aula, sem conhecê-lo, pode se atrapalhar ao contar, como pode haver palavras que não são ideias para os alunos, o ideal é o professor ler antes para se preparar, para não ser pego de surpresa.
            Para o narrador de RPG, que muitas vezes e pego de surpresa para narrar e tenta o improviso, o ideal é que tenha sempre uma aventura semi-pronta, com informações como o terreno, local em que se passa, alguns personagens que são fundamentais para a trama da aventura e quem são os NPCs, o enredo mal acabado; pois se não houver pelo menos uma pequena preparação, a aventura pode perder seu rumo, uma vez que o RPG não apresenta linearidade, fazendo os jogadores perderem o interesse na mesma.
            Tanto para o narrador de RPG como o professor que irá contar uma história dentro de sala de aula, existe uma premissa básica para que se tenha sucesso na empreitada, que é, quem estiver no comando da narrativa, deve transmitir confiança no que está narrando, para que assim possa prender a atenção dos que estão ao seu redor, deve procurar narrar de uma forma que motive a participação e prenda a atenção, o que não é uma tarefa fácil se você tiver muitas pessoas no grupo, porém com uso de algumas técnicas a tarefa é tornada mais fácil.
            Outro fator importante é conhecer os participantes, uma vez que a escolha da história que o professor irá escolher ou o sistema a ser narrado, depender exclusivamente do professor e do narrado, mas conhecer os participantes ajuda na escolha, para que possa prender a atenção deles, a não ser que, esteja procurando testar algo novo; nesse ponto é interessante esclarecer antes e sabe o interesse dos participantes.
Conta uma história não é tarefa fácil, pois existem muitos fatores que podem colocar tudo a perder, cabe a cada contador procurar a melhor forma de fazer, para que seja um costume frequente e se ganhe experiência, e que sirva como forma de transmitir conhecimento, como era feito antigamente. 

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