O ser humano, antes
do surgimento da escrita, o conhecimento era transmitido por meio da oralidade,
contando histórias que eram passadas de geração em geração para ensinar
determinados conhecimentos e valores para a população da região. Havia sempre uma
pessoa responsável por essa função, que geralmente eram os anciões da vila,
onde todos se reuniam ao se redor para ouvirem as histórias. Mesmo depois do
surgimento da escrita, os contadores de histórias, os bardos como queiram
chamar, continuaram a ter importância, uma vez que o domínio da leitura não era
de todos e sim de uma minoria dominante.
Hoje em dia, com o surgimento da
escrita, avanços tecnológicos e domínio da leitura por muitos, a transmissão do
conhecimento é feita, quase que exclusivamente por livros, meios eletrônicos
entre outros que tenha presente a escrita, afinal de contas ela surgiu para como
forma de transmitir melhor as informações; porém muitas vezes buscamos uma
forma de estimular o imaginário das pessoas, e a contação de história é uma
delas, um dos locais que podemos fazer isso é na escola e nos grupos de RPG.
Diferentemente
da escola, onde você apenas ouve a contação, no RPG você vivência a história
definindo o seu rumo. Para que se tenha uma história é importante abordarmos
alguns pontos que são extremamente importantes para o professor que quer contar
histórias para seus alunos, assim como narrador que quer prender a atenção dos
seus jogadores.
Como a uma aula, o professor tem que
preparar com antecedência ao pensar em contar uma história para seus alunos,
pois pode ser pego desprevenido por eles, como suas perguntas desconcertantes,
ou pela história que irá contar, pois se selecionar o livro na hora da aula,
sem conhecê-lo, pode se atrapalhar ao contar, como pode haver palavras que não
são ideias para os alunos, o ideal é o professor ler antes para se preparar,
para não ser pego de surpresa.
Para o narrador de RPG, que muitas
vezes e pego de surpresa para narrar e tenta o improviso, o ideal é que tenha sempre
uma aventura semi-pronta, com informações como o terreno, local em que se
passa, alguns personagens que são fundamentais para a trama da aventura e quem
são os NPCs, o enredo mal acabado; pois se não houver pelo menos uma pequena
preparação, a aventura pode perder seu rumo, uma vez que o RPG não apresenta
linearidade, fazendo os jogadores perderem o interesse na mesma.
Tanto para o narrador de RPG como o
professor que irá contar uma história dentro de sala de aula, existe uma
premissa básica para que se tenha sucesso na empreitada, que é, quem estiver no
comando da narrativa, deve transmitir confiança no que está narrando, para que
assim possa prender a atenção dos que estão ao seu redor, deve procurar narrar
de uma forma que motive a participação e prenda a atenção, o que não é uma
tarefa fácil se você tiver muitas pessoas no grupo, porém com uso de algumas
técnicas a tarefa é tornada mais fácil.
Outro fator importante é conhecer os
participantes, uma vez que a escolha da história que o professor irá escolher
ou o sistema a ser narrado, depender exclusivamente do professor e do narrado,
mas conhecer os participantes ajuda na escolha, para que possa prender a
atenção deles, a não ser que, esteja procurando testar algo novo; nesse ponto é
interessante esclarecer antes e sabe o interesse dos participantes.
Conta
uma história não é tarefa fácil, pois existem muitos fatores que podem colocar
tudo a perder, cabe a cada contador procurar a melhor forma de fazer, para que
seja um costume frequente e se ganhe experiência, e que sirva como forma de
transmitir conhecimento, como era feito antigamente.
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