Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 25 de agosto de 2012

D&D Next – Criação de Personagem


Prontos para a aventura!
A Wizards of the Coast, esse ano está lançando pacotes de teste em seu site, para o lançamento do futuro D&D, que para alguns será o quinta edição, mas que está sendo chamado apenas de Next. O primeiro pacote, trazia uma aventura pronta com personagens prontos, onde o que estava sendo avaliado era a mecânica do sistema, que traz algumas mudanças significativas.
            Recentemente, foi lançado o segundo pacote do playtest, onde é possível a criação do personagem e a aventura ficar por conta do narrador. Então, pretendo trazer postagens que expliquem cada componente do pacote, onde essa é a primeira postagem que tratara do segundo playtest, aqui, falaremos dos passos para a criação do personagem, não tenho a proposta de traduzir o material e sim, expor o que está escrito, sem mais enrolação vamos ao que interessa.
            O pacote vem com vários arquivos, que exemplificam o necessário para se jogar, como um arquivo descrevendo as raças, outro falando das classes (que essa semana teve um update classes), outro com equipamentos e assim por diante, como se fosse os capítulos de um livro básico.
O que irei descrever inicialmente mostra o processo de criação de personagem, que segue alguns passos já conhecidos por muito jogadores, das edições anteriores do sistema, o primeiro passo proposto é determinar os valores dos atributos, que podem ser realizados de forma aleatória, rolando quatro d6, tirando o de menor valor e somando o restante ou simplesmente distribuindo valores estabelecidos pelo sistema (15, 14, 13, 12, 10 e 8), com a finalidade de equilibrar os personagens. Não é apresentado nessa etapa o sistema de pontuação para compra de atributos.
            Seguindo em frente, é proposto que escolha a raça que será seu personagem, é apresentando as raças básicas, que são anão, elfo, halfling e humano; isso mesmo, nada de dragonborn, meio-orcs, meio-elfos entre outras que se está acostumado a ver e jogar, isso não que dizer que a versão final não existirá outras raças, coisa que acredito vir em um futuro pacote.
As raças presente, se preparando para a aventura!
             O próximo passo proposto é a escolha das classes, no pacote dois do playtest, ele apresenta as seguintes classes para escolha: Guerreiro, Clérigo, ladino e mago (com o update do dia 17/8 foi acrescentado o Feiticeiro e o Worlock), como nas raças, nada de classes vista nem edições anteriores, que não sejam as básicas. Nesse passo, ele propõe a criação de um background, para que possamos explorar o motivo de sua personagem ter escolhido essa classe para seguir, porém a proposta é opcional, outra opção também presente na escolha da classe é a da especialidade, que irá definir como o seu personagem executa determinadas ações, como no caso do guerreiro, seria as manobras de combate que ele utiliza e quais os benefícios que ela impõe.
            Após termos os valores dos atributos, escolhido a raça e a classe, agora devemos atribuir os valores dos atributos como desejarmos, distribuindo de acordo com a classe escolhida, adicionando os modificadores de raça e classe; após isso calcularemos os dados de vida, anotaremos os hits dices (HD), que é a quantidade de pontos de vida que o personagem recuperar ao descansar, que é definido pela classe do personagem; irá calcular também sua classe de armadura (CA), o modificador de iniciativa e o modificador de ataque (conhecido também como BBA), se o personagem for de uma classe que usuária de magia, ira anotar o modificador de magia; enfim, calcularemos todos os demais valores que estão faltando e que são variáveis com a classe.
Grupo em ação, cada um cumprindo o papel de sua classe!
             Como todo RPG, será necessário descrever seu personagem, para que os outros saibam como ele é, suas características físicas, hábitos, alinhamento, peculiaridades entre outros detalhes para deixar mais interessante a narrativa, depois deverá escolher o equipamento que seu personagem usa e traz consigo, no manual é proposto também, que se descreva suas motivações e objetivos ao se tornar um aventureiro. Por fim, só esperar o narrador começar a aventura.
            O playtest possui tabela de progressão até o quinto nível, pois a sua proposta e que os participantes do playtest, retornem suas impressões sobre as mudanças ocorridas no sistema e que assim, possa haver modificações para uma melhor fluidez das aventuras, para que possa englobar mais elementos interpretativos nele, pelo menos essa é a impressão que tenho momentaneamente. Em breve, estarei postando sobre as raças e assim irei seguindo as etapas aqui descritas, só lembrando que não será uma tradução e sim minhas impressões a respeito do mesmo . 
Aventura chamou e estão prontos para ela! Imagem copiada do blog do amigo Franciolli: http://www.forjarpg.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário