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sábado, 11 de fevereiro de 2012

Abordagens para a apliocação do RPG em sala de aula!


O trabalho do professor consiste em planejar e aplicar conforme suas necessidades, para que se tenha uma boa aula e possa-se trabalhar tranquilamente, o narrador no RPG tem uma papel parecido dentro da aventura, afinal de contas, gasta horas planejando e escrevendo tudo que se quer que ocorra na narração e seus objetivos.
Quando pensamos em utilizar o RPG na escola, juntamos o professor e o narrador em um mesmo papel, onde o planejamento de ambos não é diferente do habitual, porém é necessário saber quais os benefícios que o RPG na escola irá trazer, coisas que vimos no post passado, e isso são de extrema importância, para não utilizarmos RPG apenas por utilizar ou por que nos falaram, o que irá definir o uso efetivo do RPG na escola é a preparação que ocorrerá antes de sua aplicação, onde irá nos ajudar a tirar o máximo de proveito dessas características.  
Todo narrador experiente sabe que quando se tem um grupo pequeno, de seis a dez participantes, fica fácil de trabalhar, para um professor que seja um narrador nessa característica, ela terá facilidade em trabalhar o RPG em sua sala de aula, porém, quando se tem um grupo muito grande, com mais de 35 alunos, que é a realidade presente nas escolas públicas brasileiras; como proceder para utilizar da melhor forma possível? Porém antes disso, iremos saber as abordagens que podemos dar ao RPG, para trabalharmos dentro da sala de aula.
A primeira abordagem que podemos ter é o lúdico pelo lúdico, onde você irá trabalhar o RPG com os alunos, sem a necessidade de se trabalhar um conteúdo especifico, fazendo com que os alunos, conheçam e aprendam a mecânica possuída RPG, além de distraírem e interagirem entre si, por fim, pode se solicitar que façam um relatório, onde possam apresentar suas impressões sugestões, além de relatarem o que aprenderam com o que se passou na aventura, coisa que eles farão com toda a vontade, uma vez que a atividade os tenham motivado, outra coisa que se pode querer com o RPG na sala de aula, é procurar motivar os alunos para o aprendizado, fazendo com que tenham o prazer em estudar e ler e não apenas hábito como é comum se escutar por ai (Isso será tratado em um outro post).
Outra abordagem para aplicação do RPG em sala de aula, é a verificação do conhecimento. Não como meio de avaliação, que seria necessário algo muito mais complexo e elaborado, mas apenas para verificar o conhecimento prévio dos alunos, como se encontra o conhecimento deles em relação a um determinado conteúdo, onde o professor irá narrar uma aventura e nela ir colocando situações onde, eles tenham que por em prática o conhecimento aprendido durante as aulas e se sabem a sua aplicação.
Mas uma abordagem que pode se trabalhar é utilizar o RPG para construção do conhecimento, onde se intercala partidas de jogo e conteúdo aplicado em sala de aula, e durante a aventura se cobra o conhecimento adquirido na aula anterior e se insere novos conteúdos durante a aventura, onde se dá pequenos intervalos para lhe explicar sobre o que está sendo falado, para que em seguida seja posto uma situação problema que envolva o que foi colocado, para que assim possam utilizar o que aprenderam, resumindo, essa abordagem utiliza-se das outras existentes de uma forma mais trabalhada.
Existem muitas outras abordagens possíveis, que vai acontecer de acordo com a necessidade de cada professor-narrador, onde pode se avaliar a melhor forma de trabalho, em breve estarei postando algumas táticas e técnicas para se usar na sala de aula, Até a próxima!

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