O
trabalho do professor consiste em planejar e aplicar conforme suas necessidades,
para que se tenha uma boa aula e possa-se trabalhar tranquilamente, o narrador
no RPG tem uma papel parecido dentro da aventura, afinal de contas, gasta horas
planejando e escrevendo tudo que se quer que ocorra na narração e seus
objetivos.
Quando
pensamos em utilizar o RPG na escola, juntamos o professor e o narrador em um
mesmo papel, onde o planejamento de ambos não é diferente do habitual, porém é
necessário saber quais os benefícios que o RPG na escola irá trazer, coisas que
vimos no post passado, e isso são de extrema importância, para não utilizarmos RPG
apenas por utilizar ou por que nos falaram, o que irá definir o uso efetivo do
RPG na escola é a preparação que ocorrerá antes de sua aplicação, onde irá nos
ajudar a tirar o máximo de proveito dessas características.
Todo
narrador experiente sabe que quando se tem um grupo pequeno, de seis a dez
participantes, fica fácil de trabalhar, para um professor que seja um narrador
nessa característica, ela terá facilidade em trabalhar o RPG em sua sala de
aula, porém, quando se tem um grupo muito grande, com mais de 35 alunos, que é a
realidade presente nas escolas públicas brasileiras; como proceder para
utilizar da melhor forma possível? Porém antes disso, iremos saber as abordagens
que podemos dar ao RPG, para trabalharmos dentro da sala de aula.
A
primeira abordagem que podemos ter é o lúdico pelo lúdico, onde você irá
trabalhar o RPG com os alunos, sem a necessidade de se trabalhar um conteúdo
especifico, fazendo com que os alunos, conheçam e aprendam a mecânica possuída
RPG, além de distraírem e interagirem entre si, por fim, pode se solicitar que façam
um relatório, onde possam apresentar suas impressões sugestões, além de
relatarem o que aprenderam com o que se passou na aventura, coisa que eles
farão com toda a vontade, uma vez que a atividade os tenham motivado, outra
coisa que se pode querer com o RPG na sala de aula, é procurar motivar os
alunos para o aprendizado, fazendo com que tenham o prazer em estudar e ler e
não apenas hábito como é comum se escutar por ai (Isso será tratado em um outro
post).
Outra
abordagem para aplicação do RPG em sala de aula, é a verificação do
conhecimento. Não como meio de avaliação, que seria necessário algo muito mais complexo
e elaborado, mas apenas para verificar o conhecimento prévio dos alunos, como
se encontra o conhecimento deles em relação a um determinado conteúdo, onde o
professor irá narrar uma aventura e nela ir colocando situações onde, eles
tenham que por em prática o conhecimento aprendido durante as aulas e se sabem
a sua aplicação.
Mas
uma abordagem que pode se trabalhar é utilizar o RPG para construção do
conhecimento, onde se intercala partidas de jogo e conteúdo aplicado em sala de
aula, e durante a aventura se cobra o conhecimento adquirido na aula anterior e
se insere novos conteúdos durante a aventura, onde se dá pequenos intervalos
para lhe explicar sobre o que está sendo falado, para que em seguida seja posto
uma situação problema que envolva o que foi colocado, para que assim possam
utilizar o que aprenderam, resumindo, essa abordagem utiliza-se das outras
existentes de uma forma mais trabalhada.
Existem
muitas outras abordagens possíveis, que vai acontecer de acordo com a
necessidade de cada professor-narrador, onde pode se avaliar a melhor forma de
trabalho, em breve estarei postando algumas táticas e técnicas para se usar na
sala de aula, Até a próxima!
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