Utilizarmos
o RPG em pequenos grupos é uma tarefa fácil, uma vez que todo narrador está
habituado a isso, porém em salas de aula com muitos alunos, a dificuldade se
mostra presente, temos então que pensarmos em táticas apropriadas para a utilização
dentro da sala de aula, para que tudo possa correr como planejado.
Primeiramente, vamos analisar do ponto de
vista do professor sendo o narrador, que é a melhor opção, uma vez que ele
conhece o conteúdo, preparou a aula com o RPG como metodologia e sabe o que
deve ser transmitido para os alunos, porém ele não terá controle sobre o grupo,
se todos os alunos da sala forem um personagem na aventura, principalmente se a
sala possuir mais de trinta alunos, então temos pensar em possíveis táticas
para aplicação, uma vez que aprendido o funcionamento e as técnicas de narrativa
no RPG, ele saberá como trabalhar o jogo em si com seus alunos.
Quando
o professor não tiver outros narradores a sua disposição para ajudar-lhe, ele
pode utilizar a tática de colocar um personagem por fileira, onde uma pessoa da
fileira irá fazer uma ação e a próxima será feita por outra pessoa da fila, e
para fazer com que fiquem prestando atenção ao que está sendo colocado, é
interessante trabalhar com a ordem seja aleatória, como colocado por Lourenço
(2004, p. 53):
[...] possibilidade é você usar seis
personagens, um por fileira de cadeiras. O primeiro a interpretar é sempre a
pessoa que menos estiver prestando atenção. Assim você vai prender a atenção de
todo mundo. Não siga uma ordem na fileira, ()porque isso causa um vício [uma
vez que decoram a sequência que será aplicado]. (Simpósio RPG & Educação,
2004, p. 53, acréscimo do autor)
Mas
se o professor que promover uma socialização ainda maior que a proporcionada
pelo o RPG, pode ele dividir a sala em grupos de quatro ou cinco alunos, onde
cada grupo será o responsável por um personagem, e todas as ações do personagem
deve ser decididas em conjunto por todos os membros do grupo.
Contudo,
existem outras possibilidades para se trabalhar o RPG em sala de aula, uma
delas é o professor/narrador, convidar alguns narradores experientes para lhe
ajudarem na atividade inicial, onde os alunos possam ter um contato inicial com
a mecânica e funcionamento do jogo, onde aprendam a jogar, para assim despertar
o interesse deles. Após os alunos terem conhecido e aprendido o RPG, o
professor pode aproveitar aqueles alunos mais comunicativos (diga-se os que
mais conversam) e que gostam de chamar a atenção, para lhes ensinar a narrar e
aproximar-se desses alunos, trabalhando em conjunto com eles, e assim formar
narradores entre os alunos, assim, além de ser outra tática a ser utilizada, para
que se possa usar com mais frequência em sala de aula, o que pode servir também
para que seja levado para fora da sala, e possivelmente se transformar e um
projeto maior futuramente, dentro da escola.
Aqui
foram apresentadas apenas algumas ideias, assim como o RPG, você é livre para
pensar em muitas outras formas de se trabalhar dentro de sala de aula.
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