Como
vimos o jogo sempre teve um papel competitivo dentro da civilização humana, para
que pudessem mostrar seus valores, fossem eles escravos, ou homens livres. Mas
hoje em dia, em pleno o século XXI, podemos perceber que os jogo continuam com
o mesmo objetivo, o de se ter um vencedor e mostrar que é mais habilidoso que
os outros.
Isso
ocorre, porque vemos muitos jogos da antiguidade em nossos dias, como exemplos,
podemos citar jogos como o xadrez, gamão, go e muito outros; além de outros
jogos que chegaram a criar uma esfera profissional, como exemplo o caso dos esportes
olímpicos.
Hoje como tudo, os
jogos de tabuleiros evoluíram e ganharam novos visuais. Podemos ver em lojas
uma enorme variedade de jogos de tabuleiro, todos com visuais muito bonitos e
bem acabado, com regras cada vez mais complexas; porém todo esse acervo de
jogos hoje não veio evoluindo ano a ano, ele passou por um
período de baixa, retomando sua posição na sociedade, somente da década de
1930, com o surgimento do jogo Monopoly,
que está presente até hoje no mercado dos jogos; outro jogo que fez com que o mercado dos jogos
crescesse foi o Risk, que é um jogo
que tem o fundamentos dos jogos de tabuleiros antigos, o de simular uma
guerra; em 1974 surge o RPG, ou jogo de interpretação de papéis, que falaremos
mais detalhadamente em uma nova postagem mais adiante; em 1993, surge os cardgames, que não utilizam os baralhos
convencionais, mas sim, cartas muito bem ilustradas e que representam batalhas
em cenários fictícios.
Além
desses jogos, vimos também o surgimento dos jogos eletrônicos, presente cada
dia mais, nas nossas vidas, a exemplo os jogos dos celulares, das TVs, DVDs dentre
outros, além de ter suas próprias plataformas, também chamados de consoles ou
vídeo games. Eles como os outros, têm como principal objetivo a vitória de alguém,
derrotar; quando não é possível jogar com outros, eles recompensam as pessoas
com prêmios, quando se cumpre em determinado tempo. Mas com a internet e o
avanço tecnológico, é possível jogar com outros por meio de jogos on-line, e
que dependendo de como você se sai,
entra em um rank, onde todos os que freqüentam podem saber o que você fez.
Uma
característica que permaneceu imutável nos jogos, com o passar do tempo, foi o
respeito à regra, como afirma Huzinga (2008, p.14): As regras de todos os jogos
são absolutas e não permitem discussão.
Como
vimos, muitos jogos surgiram e muitos deles com o objetivo de ter um vencedor,
porém dos listados, o RPG, não é um jogo competitivo, ele tem como principal
função a socialização. E as regras não são obrigatórias, tendo em vista que
pode se alterada para um melhor andamento do jogo. Como podemos encontrado no
livro Vampiro: A máscara:
Esta é a regra mais
importante de todas, e a única que vale a pena seguir: Não existem regras. Este
jogo deve ser tudo aquilo que você quer que ele seja, desde uma crônica baseada
na interação dos personagens, onde os dados estão praticamente ausentes até uma
longa campanha estratégica onde (Vampiro: A máscara, p. 195, 1999)
Então, com isso, postarei em breve algo sobre o RPG e nos aprofudaremos mais no entendimento do RPG.
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