O
jogador é quem dá vida a aventura é quem faz acontecer, todos nós sabemos, e essa tarefa exige muito do
narrador, pois é necessário saber contornar situações colocadas pelos jogdores que ele não esperava e provavelmente para muitos, o processo de criação é o mais
complicado se ele quiser fazer a aventura valer a penas, pois envolve vários elementos, que definirá os rumo de como será a aventura e
o que se pode acrescentar nela. Por isso o narrador tem um papel muito importante
dentro de um aventura de RPG, ele é a cabeça por detrás da aventura ou em outras palavras o roteirista, quem deverá ter todo o
referencial teórico para a construção da mesma. Uma das primeira coisa que ele deve pensar é
onde irá se passar a aventura, depois ele criará os NPCs principais da
região, a história do local onde se passará a aventura e por último é a escolha
do sistema de regras a ser usado, durante a aventura. A seguir vamos explicar
os passos desse processo criativo, explicando melhor a criação de cada um
desses itens, onde para iniciar iremos ver o processo de criação do cenário.
Criando o Cenário e Ambientando
Quando
se vai construir uma aventura, mil coisas se passam na cabeça do narrador,
coisas como filmes e seriados que assistiu, musicas que possa ter ouvido, e
provavelmente uma delas é onde se passará a aventura, pois nada adianta saber o que se quer da aventura se não há um local onde se passará, fazendo-o assim pensar em
vários locais que conheça, como por exemplo em Natal, que conheço bem, pois moro na cidade; ou quero que se passe em Nova
York que é maior e quase todos os filmes que tem destruição ou qualquer outra coisa se passa por lá; pode ser um cenário medieval
fantástico, inspirado no de O Senhor dos Anéis, como também um cenário histórico,
mas pode simplesmente criar algo completamente novo, onde os jogadores possam
explorar com maior curiosidade.
Para
começar a criar o cenário, a primeira coisa a se fazer é colocar um nome, algo
que caracterize o seu cenário, não
que isso seja via de regra, mas o nome pode nos dizer algo sobre o local, pois se
pensarmos por exemplo em estrada da morte, com certeza não pensaremos em um local
ideal para se passar férias, para depois pensar em outras coisas, seguindo em
frente no processo, é pensar a época em que se passa, para melhor situar os
jogadores quanto aos avanços tecnológicos da época em que estão, para assim poderem
agir de forma coerente a não ser que seja uma aventura baseado em De volta para o futuro; outra coisa que ajuda bastante os jogadores é a
utilização de mapas, se for uma cidade existente, o trabalho é poupado com a
ajuda da internet, mas caso não seja, você tem que criar o seu mapa, porém essa
parte é opcional, pois se quiser dar maior ênfase a narração, poderá se valer
apenas de detalhes descritivos para situar e envolver os jogadores.
Outra
coisa que é muito importante na criação de uma cidade ou região são os fatos
históricos uma linha do tempo, expondo sua cronologia, pois nada na vida surge do nada, sempre há
um processo para que ocorra a origem do local, além de ajudar aos jogadores
entenderem como a cidade chegou àquela configuração e o porquê algo esta
acontecendo, e por fim, descreva as características marcantes da região, se é
quente ou frio, seco ou úmido, qual a religião predominante, o relevo, como é o
costume da população local entre outras coisas.
Assim ficará mais fácil para os jogadores entender a região e assim poder tomar decisões conforme o planejado por você, no próximo post, veremos uma pequena explicação do processo criativo para os NPCs. Então até lá!
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