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sábado, 14 de janeiro de 2012

Materiais para uma aventura!


Vimos até agora, o processo básico para a criação de uma aventura e dicas de como melhorar a narrativa. Contudo, para se jogar RPG, além de uma boa aventura são necessários alguns materiais que podem variar conforme o sistema escolhido, que no geral serão dados multifacetados a serem utilizados e o modelo da planilha de criação dos personagens jogadores.
Os livros básicos, como são chamados os livros que possuem as regras gerais para se jogar, e geralmente ele é a chave principal do sistema, são livros com mais de 200 páginas em média, onde é apresentado dicas para a construção de cenários de acordo com a temática do sistema, o processo de criação de personagens jogadores dentro das regras contidas nele, além do sistema de regra para as ações que irão ocorrer durante a aventura; diz também os tipos de dados que iremos utilizar. Dentro do universo RPGistico, é possível encontrarmos dados de várias faces, variando do de quatro a cem faces (já vi um, porém não conheço nenhum sistema que utilize), contudo os dados mais comuns encontrados nos RPG são os de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 faces, sendo representados na liguagem RPGistica como ndn, onde o primeiro “n” representa a quantidade de dados a serem lançados, o “d” é a abreviação de dado e o outro “n”, representa a quantidade de faces que o dado deve ter. Para ilustrar, vamos a um exemplo: O narrador pede, para que o jogador lance 3d10, com resultados acima de 8, afim de realizar uma ação; isso implica que o jogador deve lançar três dados de dez faces e que os resultados nele seja maior ou igual a oito. Porém nem todos os sistemas se utilizam de dados para as suas jogadas, existe sistemas que fazem uso de cartas ou outros meios.
O outro material que é essencial para a que ocorra uma partida de RPG, são as planilhas de personagem, onde cada jogador irá utilizar uma para criar seu personagem, nela irá conter as características básicas deles, como por exemplo, o nome do personagem, nome do jogador, sexo, idade, comportamento, natureza, além de outras características relativa a aparência e dependendo do sistema, poderemos encontrar a descrição de características psicológicas como vícios e virtudes. Na planilha de personagem jogador, encontramos também os atributos dos personagens, como a força, destreza, carisma, inteligência, entre outros, pois cada sistema utilizar um grupo de atributos, sendo a sua maioria relacionada a características físicas, sociais e mentais.
A planilha é quem irá nos dizer o que o personagem sabe ou não fazer, é onde encontramos as pericias e habilidades; pois se um personagem diz que vai dirigir um carro e em sua planilha, ele não tem a habilidade de condução, ele não conseguirá dirigir; então ela tem uma papel fundamental na toda das decisões dos personagens. É quem dirá como o personagem agirá em determinadas situações.
Podemos também nos utilizarmos de mapas, ilustrações entre outras coisas, cabe a cada narrador decidir o que acha viável ou não em sua campanha. E vocês, quais matérias acham necessários em uma aventura de RPG?

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