Vimos até agora, o processo básico para a
criação de uma aventura e dicas de como melhorar a narrativa. Contudo, para se
jogar RPG, além de uma boa aventura são necessários alguns materiais que podem
variar conforme o sistema escolhido, que no geral serão dados multifacetados a
serem utilizados e o modelo da planilha de criação dos personagens jogadores.
Os livros básicos, como são chamados os
livros que possuem as regras gerais para se jogar, e geralmente ele é a chave
principal do sistema, são livros com mais de 200 páginas em média, onde é
apresentado dicas para a construção de cenários de acordo com a temática do
sistema, o processo de criação de personagens jogadores dentro das regras
contidas nele, além do sistema de regra para as ações que irão ocorrer durante
a aventura; diz também os tipos de dados que iremos utilizar. Dentro do universo
RPGistico, é possível encontrarmos dados de várias faces, variando do de quatro
a cem faces (já vi um, porém não conheço nenhum sistema que utilize), contudo
os dados mais comuns encontrados nos RPG são os de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 faces,
sendo representados na liguagem RPGistica como ndn, onde o primeiro “n”
representa a quantidade de dados a serem lançados, o “d” é a abreviação de dado
e o outro “n”, representa a quantidade de faces que o dado deve ter. Para
ilustrar, vamos a um exemplo: O narrador pede, para que o jogador lance 3d10,
com resultados acima de 8, afim de realizar uma ação; isso implica que o
jogador deve lançar três dados de dez faces e que os resultados nele seja maior
ou igual a oito. Porém nem todos os sistemas se utilizam de dados para as suas
jogadas, existe sistemas que fazem uso de cartas ou outros meios.
O outro material que é essencial para a
que ocorra uma partida de RPG, são as planilhas de personagem, onde cada
jogador irá utilizar uma para criar seu personagem, nela irá conter as
características básicas deles, como por exemplo, o nome do personagem, nome do
jogador, sexo, idade, comportamento, natureza, além de outras características relativa
a aparência e dependendo do sistema, poderemos encontrar a descrição de
características psicológicas como vícios e virtudes. Na planilha de personagem
jogador, encontramos também os atributos dos personagens, como a força,
destreza, carisma, inteligência, entre outros, pois cada sistema utilizar um
grupo de atributos, sendo a sua maioria relacionada a características físicas,
sociais e mentais.
A planilha é quem irá nos dizer o que o
personagem sabe ou não fazer, é onde encontramos as pericias e habilidades;
pois se um personagem diz que vai dirigir um carro e em sua planilha, ele não
tem a habilidade de condução, ele não conseguirá dirigir; então ela tem uma
papel fundamental na toda das decisões dos personagens. É quem dirá como o
personagem agirá em determinadas situações.
Podemos também nos utilizarmos de mapas,
ilustrações entre outras coisas, cabe a cada narrador decidir o que acha viável
ou não em sua campanha. E vocês, quais matérias acham necessários em uma
aventura de RPG?
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